Vitória somente a vitória

O que eu vou discutir agora é indiscutível. Vou soar hipócrita ou louco, mas é o que eu penso. Vou falar da vitória.
A vitória é querida por muitos e conquistada por poucos. Seja no esporte, ou na vida, vencer é o que interessa. Mas por quê ? Qual é o real motivo que faz com que a vitória seja mais importante que a ética ou que a justiça?
Acho que tudo isso está ligado a uma auto-afirmação, de que você só é melhor quando vence. Então vencer passou a ser o mais importante? Ser melhor é o que interessa? Parece que para a maioria é.
Ao longo da minha vida percebi que vencer não era tudo. Sempre que entro em uma disputa, quero ganhar, mas não ligo quando perco. Minha batalha é com o Diego Scorvo. É ele que quero derrubar. Meu objetivo é jogar bem, não importa com vitória ou derrota. O porquê disso? É muito simples. Respeito quem ta do outro lado. Acho que o importante é me esforçar, dar o meu máximo. Vencer ou perder depende de N motivos que não dizem respeito mais a mim.
Acho que a busca pela vitória está entrando em um terreno muito ruim. Maquiavel nos disse que os fins não justificam os meios. Mas com a vitória é diferente. Deixar dirigentes corruptos no poder, apoiar atletas sem ética, tudo isto é perdoado com as conquistas. No momento da celebração, isso não é notado, mas anos seguintes fica a marca dessa troca de valores. Observo estes problemas no esporte americano, onde diversos atletas agem como bandidos. Tudo isso porque há anos atrás receberam um tratamento especial porque eles eram bons. Como o grande Ken Carter disse, vencer jogos de basquete para alguns é mais importante que educar os jovens americanos.
A louca busca pela vitória acaba atrapalhando até quem usufrui dela, os grandes vencedores. John Wooden, um dos homens mais vencedores do esporte mundial não disse que desejava a todos os seus amigos 1 título universitário, e aos seus inimigos, 10, atoa. Vencer uma vez é bom, vencer duas ótimo e vencer sempre? Nem tanto.
Não sei porque escrevi tudo isso, como disse, estou sendo hipócrita, porque pra mim, só meus times e ídolos venciam. Acho que o esporte atingiu rumos bons e ruins ao mesmo tempo. Tudo hoje é confortavel, de boa qualidade, mas por outro lado, tudo ta tão ambicioso e anti-atletico que me irrita.
Quero terminar dizendo que há pessoas envolvidas neste meio. Deveríamos respeita-las mais. Vencer é importante, mas nunca a todo custo. Empregos, vidas e carreiras não podem ser perdidos pelo simples capricho de alguns. Vamos parar de criar Barbosas e Bill Buckners.

1 comentários:

Marina Laterza de Paiva disse...

Você foi espetacular em tudo o que disse.
Vejo pela vitoria hoje do Palmeiras em cima do Cruzeiro.
Longe de mim querer destrinchar o post a isso. Mas que o Palmeiras teve dois gols roubados isso teve. E será que o atleta chega em casa e consegue dormir se orgulhando disso tudo?
É muito complicado.

Postar um comentário