A morte do diploma e do respeito

Hoje caiu por terra a lei que determinava que todo jornalista deve ter diploma. Com oito votos contra um, o STF atendeu a um recurso protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal. Não vou explicar todo o processo, isso vocês podem verificar nos grandes sites de notícias. O que vou falar agora é o que eu penso sobre essa decisão do STF.
Eu sou um fã do jornalismo na internet, sempre fui e isso não vai mudar. Fico encantado com as possibilidades que essa mídia traz, é algo mágico. Gosto muito mesmo. Se tem um lugar que quero trabalhar é na internet. Mas porque estou falando tudo isso? Porque algumas pessoas vem usando a internet como arma para acabar com o uso do diploma e infelizmente elas conseguiram. A desculpa é que com o crescimento de blogs e sites, ficou provado que o diploma não é necessário para o exercício do jornalismo. Dentre tudo isso, o que me choca mais, é alguém falar que tal profissão não precisa disso e daquilo. Isso é uma falta de respeito. O pior, é que quem diz, não é jornalista. Se daqui há 15 anos, depois de mais de uma década como profissional eu disser que os 4 anos na faculdade de nada me valeram, tudo bem, a minha opinião pode ser até levada em conta, mas nunca a de juizes e outras pessoas que nunca pegaram uma pauta e fizerem uma reportagem.
O que mais me magoa, é que rebaixaram a minha profissão. O meu diploma não tira a liberdade de expressão de ninguém. As pessoas podem falar o que quiserem. Não estão levando a sério o jornalismo. Casos como o da escola de base parecem não servir como exemplo.
A ditadura militar acabou há mais de 25 anos. A ideia do diploma foi dos militares, numa tentativa de acabar com a liberdade de expressão. Escritores, músicos e intelectuais ficaram impedidos de escrever nos jornais brasileiros. Isso era censura, o que hoje não existe.
O fato de pessoas comuns escreverem em blogs não muda absolutamente nada. O que existe ali é opinião e não jornalismo. O jornalismo é informativo e não opinativo.
A solução pra mim está na mão dos grandes veículos de comunicação. É simples. Basta não contratar ninguém sem diploma. É O JUSTO.

0 comentários:

Postar um comentário