A resposta para está pergunta eu não tenho. Realmente criticar instiga mais as pessoas do que elogiar. Isso já não é de hoje.
O que eu quero dizer com tudo isso, é que infelizmente, temos mais facilidade em ver os defeitos que as qualidades. Quando perdemos, a gente sempre diz: aquele time não é tão bom, ganharam porque jogamos mal. Qual o problema de reconhecer que alguém é melhor? O problema estar em não acreditar em si mesmo e não em desdenhar o outro. Tirando algumas pessoas, no resto somos todos iguais. Um dia você pode ganhar e no outro perder, sempre foi e sempre será assim. Da mesma forma que ficamos irritados quando dizem que nosso time ganhou roubado, as outras pessoas também ficam quando falamos algo nesse sentido.
Não existe nada pior no mundo que diminuir o esforço de alguém. Não é justo. Muitos dessas críticas vem da inveja e a insegurança. A maioria das pessoas nem sabem, mas agem de acordo com esses dois sentimentos.
Resolvi escrever isso baseado nas críticas que a minha Beija-Flor sofre de outros torcedores. A escola é perseguida na internet. Tudo isso porque somos bons. Quando o Salgueiro ganhou esse ano, as manifestações foram mínimas. Porque o título foi justo. Agora se outra escola ganha, o mundo acabava. Percebo isso também quando o Brasil ganha no futebol. Na vitória, todos se calam, mas quando perdemos, é um bafafá aqui e ali. Dunga não presta, Gilberto Silva tem que sair da seleção e tudo mais.
Também é importante ressaltar que as críticas são importantes. Não vivemos no mundo perfeito, muito menos em um país perfeito. O que me revolta é a discrepância entre elogios, críticas e a falta de ação. É muito fácil falar e por isso todos falam. Mas quantos vão as ruas lutar por seus direitos? Hoje na Espanha 60 mil pessoas entupiram a cidade de Sevilla, para pedir que o presidente do time local, o Bettis saia do comando. 60 mil pessoas, equivalente a população de muitas cidades espanholas. Na França, não importa a causa, o povo vai à rua. Isso é cultura, temos infelizmente o costume de falar e não fazer nada além de samba. Acho legal manter a cabeça erguida frente aos problemas, mas é preciso enfrenta-los também.
Pra mim, toda critica é bem vinda, se ela for feita com a intenção de ajudar, e não simplesmente pelo ato de falar mal. Isso que eu condeno. Julgar alguém negativamente só porque é legal é um ato baixo.
Vamos elogiar um pouco mais. Isso não faz mal a ninguém. E se der, vamos as ruas, o que é nosso tem que ser defendido com unhas e dentes.
Se tudo tivesse sido diferente...
Há 15 anos
0 comentários:
Postar um comentário